sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Inveja




"Num dos meus post anteriores falei-vos de um dos 7 Pecados Capitais, a IRA.
Ontem uma pessoa muito especial, perguntava-me assim, de repente, porque somos invejosos? Percebi que ele estava invejado, alguem tinha tido uma melhor nota que ele! E ele sentia INVEJA.... e IRA.

Inveja, o sexto pecado capital, que no me ver em tudo se liga com a IRA

Não lhe soube responder, porque assim como ele, assim como qualquer um de nós, já o sentira, sem pensar no que este sentimento pode trazer.

A Inveja é um sentimento de desgosto pela prosperidade de outrém e opõe-se ao Décimo Mandamento (não cobices as coisas alheias).

Ontem eu sentia-me zangada e ele invejado. Eu sentia-me zangada por invejar as pessoas que já tinham passado pela vida de quem amo e ele sentiasse irado por invejar a nota de um colega.
A Inveja leva à Ira, embora nem sempre o contrário se aplique!

Mas te digo agora, que já tenho resposta para ti.... não invejes, embora seja uma reacção humana, não invejes!




Porque a inveja leva à perfeição do invejado, porque ela faz com que o outro ensaie um vôo ainda maior para um cume mais elevado. Talvez essa pessoa não subisse tanto sem o impulso da que a quer ver em terra....

A inveja torna-nos fracassados, faz de nós o alvo da derrota!

O que é nosso a nós virá. Se achares que houve injustiça, considera apenas que foi injusto, e esforça-te um pouco mais para que consigas lá chegar... mas não sustentes em ti mesmo a Inveja, ela levar-te-á onde queres que o outro esteja!

Se continuares lutando e mesmo assim alguém consegue um pouco mais que tu, lembra-te que Deus dá-nos as oportunidades que tu próprio estás disposto a aceitar, e apenas os obstáculos que estás apto a ultrapassar.

E se continuares invejado ou irado, isso fará de ti uma árvore despida e comida pelo gelo da tua alma... incapaz de gerar frutos.

"Quem pode, pela serenidade, purificar, pouco a pouco, o que é impuro? Quem pode tornar-se calmo e assim para sempre permanecer? Aquele que segue o Caminho Perfeito não deseja estar cheio de coisa alguma!"

Para ti meu querido.

http://www.flickr.com/photos/aknacer/sets/72157606387298316/show/

1 comentário: