segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"O dia em que te esqueci"


"(...) Vivi iludida durante tanto tempo, julgando que o amor era feito de grandes arrebatamentos! Até o será, certamente, para os espíritos apaixonados. Mas tem de haver muito mais. Momentos perdidos no tempo não enchem dias. Noites sozinhas na cama a desejar o teu corpo ao meu lado, semanas, meses, anos de solidão povoada de segundas escolhas, até apareceres outra e outra vez, e para quê? Para me obrigares a pôr o coração ao espelho e depois desapareceres de novo? Para assegurares que o meu amor por ti se mantinha, eterno, certo, intemporal, intocável?

Tu não voltavas por mim, voltavas por ti e para ti. Os teus regressos serviam para marcares ainda e sempre o teu território. Mas tu alimentavas a ausência, o vazio, o gande equívoco de todo este amor. Porque na verdade, meu querido, estou agora em crer que nunca houve amor. Não da tua parte.

Há alguns meses, voltaste a afirmar que olhavas para trás e vias uma pessoa muito especial e importante. Mas enquanto me viveste sempre negaste, lembraste? Eu é que era a louca, que te perseguia, a teimosa que não te largava, a obstinada que não desistia (...)."


Por Margarida Rebelo Pinto in O dia quem que te esqueci.



Magnifico livro, este que ando a ler.... surpreendente.

Vale a pena ler. Como diria a autora: para as mulheres que viveram um grande amor e para os homens que o perderam!


4 comentários:

  1. Já há mt comentei no meu blog que havia uma grande diferença entre o que se dizia e o q se fazia (no caso as visadas eram as mulheres)...

    ResponderEliminar
  2. Gostei do que escreveu nesse seu post! E concordo em certas situações.... não generalizado está claro.

    ResponderEliminar
  3. hello,estas desafiada para um piquenique ta/.?espero por ti...
    em relacao ao que escreves,sempre achei a margarida uma escritora de tracos simples de historias iguais a tantas outras que qualquer um de nos vive,por ser TAO MUNDANA ela acaba por escrever sobre ti ,sobre mim,sobre todas as mulheres...e claro sobre nos homens,porque o homem sera sempre o visado...well ja tive tanto de remissao como de amor...e se um dia tivesse que escolher ficaria mesmo na duvida entre o amor e a remissao de o ter...porque ,desculpa mas aqui entra a duvida ...seras suficientemente corajosa para seres amada?sorry,just a question!!thats all!!

    ResponderEliminar
  4. Bono,

    Talvez tenhas razão! Acho que não sou suficientemente forte pra ser amada! Mais, acho que não suficientemente coragem para permitir que invadam o meu espaço, e demasiado egoista para partilhar a minha vida!
    Acho que acertaste?
    No entanto, reside agora a minha dúvida: haverá alguem suficientemente presistente para tentar amar (me)?

    ResponderEliminar